Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

“Leiria é uma grande cidade da cultura”


Texto: Helena Amaro / Foto: Luís Filipe Coito Quinta, 27 de Julho de 2017

O ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes, disse ontem que Leiria “é uma cidade que merece o reconhecimento pelo trabalho desenvolve na área cultural”, aludindo à candidatura da cidade a Capital Europeia da Cultura em 2027. A inauguração de ontem do Centro de Diálogo Intercultural de Leiria foi apontada pelo ministro como exemplo do trabalho que o município tem vindo a desenvolver.
“Leiria é uma grande cidade da cultura. Sabemos que Leiria é candidata à Capital Europeia da Cultura, há outras candidaturas, mas o que queria dizer aqui hoje é que Leiria é uma grande cidade da cultura, é uma cidade que merece o reconhecimento pelo trabalho que tem feito e desenvolve na área cultural”, afirmou Luís Filipe de Castro Mendes.
Foi com grande “surpresa” que o governante entrou ontem na Igreja da Misericórdia, erguida sobre as ruínas de uma sinagoga e agora transformada num “centro vivo de intercâmbio e de dinamismo de diálogo entre as culturas”.
“Em boa hora a Câmara de Leiria decidiu promover um lugar de encontro das três religiões: cristã, judaica e islâmica, com uma grande força no mundo de hoje”, apontou Luís Filipe de Castro Mendes, para quem é um “desafio reencontrar formas de equilibrar a coexistência entre as religiões”.

Leia a notícia completa na edição em papel.
Tasca do Ronaldão



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu