Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Papa: Lenços brancos, pétalas de flores e muitas fotos na chegada a Fátima


Helena Amaro, com Lusa / Foto: Luís Filipe Coito Sexta, 12 de Maio de 2017

O Papa Francisco foi aclamado no Santuário de Fátima por milhares de fiéis que se preparam para participar nas cerimónias do Centenário das Aparições. Antes, outros tantos milhares de pessoas acompanharam o Papa Francisco no seu percurso entre o Estádio de Fátima e o Santuário, aplaudindo e lançando pétalas de flores.

Júlia Carvalho veio a pé desde S. Mamede, no concelho da Batalha, e aguardou desde as 12h00 porque gosta muito deste Papa e queria ver Francisco “em primeira mão”.

“Aqui vê-se melhor. Quem é que lá cabe? [no santuário]. E também era triste ele chegar aqui e não ter ninguém a esperá-lo”, disse, mostrando o saco de plástico cheio de pétalas de rosas vermelhas pouco antes de as lançar em direcção ao papamóvel.

Maria do Carmo veio com o marido e os dois netos da povoação vizinha de Moimento. Vai seguir as cerimónias pela televisão para evitar a confusão e dar prioridade aos de fora, não resistindo, como a maioria dos presentes, a filmar o momento com o telemóvel.

À entrada do recinto, os sinos anunciaram a chegada de Francisco. Um júbilo para quem esperou horas por este momento, só descrito através de lágrimas, lenços brancos e o Sol que, por momentos, iluminou totalmente o recinto do Santuário.

Conforme o protocolo, o papamóvel levou Francisco até à Capelinha das Aparições, onde se recolheu em oração, em silêncio e de pé, durante alguns minutos, junto à imagem de Nossa Senhora de Fátima. A pedido do animador, os milhares de peregrinos fizeram silêncio absoluto durante esse período. Depois da oração, iniciou a oração com a assembleia.

Tasca do Ronaldão



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu