Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Filarmónica de Góis está a precisar de músicos


Quarta, 08 de Maio de 2024

A Filarmónica da Associação Educativa e Recreativa de Góis (AERG) está com falta de músicos em alguns naipes e por isso Rui Sampaio aproveitou a comemoração do 91.º aniversário do ressurgimento da banda para alertar para esta situação. «Deixo o apelo aos mais jovens para que não desistam de serem músicos da Filarmónica de Góis», uma vez que, sustentou, «temos atualmente um défice de instrumentos de alguns naipes».
Nesse sentido, o presidente da direção daa AERG pediu, de igual modo aos pais, para «incentivarem os filhos a virem para a Filarmónica», evidenciando que esta instituição «é de todos aqueles que gostam, é de Góis, é um património do nosso concelho». Além do mais, sublinhou, «serão os mais novos que virão equilibrar a falta de alguns naipes que existem», acrescentando que, «quando temos dificuldades, chamamos os amigos que aparecem e ajudam».
Ainda assim, o também presidente do Município de Góis regozijou-se com o «trabalho que está a ser feito na Escola de Música», precisamente com o propósito de «voltar a reequilibrar a Filarmónica», reconhecendo o «trabalho fantástico» que o maestro Ismael Silva «tem feito aqui na Filarmónica» e pedindo uma salva de palmas para todos os músicos. O dirigente felicitou também as cinco alunas da Escola de Música e os seus professores, nomeadamente André Valério, André Neves e Inês Bandeira, agradecendo ainda «a todos aqueles que passaram muitos anos da sua vida ligados à Filarmónica», destacando Álvaro Henriques Marques (recentemente falecido), que «gostava tanto de ver e de acompanhar a nossa Filarmónica».
A comemoração destes 91 anos iniciou-se com a Filarmónica aniversariante a tocar o Hino, em frente à Casa da Cultura de Góis, seguindo-se a romagem ao cemitério, onde o presidente da direção da AERG, acompanhado pela jovem executante Bianca Martins, depositou uma coroa de flores, para homenagear aqueles que contribuíram para a história desta banda. De seguida, a banda parou em frente à casa de Álvaro Henriques Marques, prestando-lhe uma homenagem «pelos muitos anos que dedicou à Filarmónica de Góis». Já no auditório da Casa da Cultura, teve lugar uma audição da Escola de Música da AERG e um concerto pela Filarmónica de Góis.

CCDR Funtos Europeus



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu