Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Tribunal quer conhecer avaliação psiquiátrica do atirador de Cernache


Terça, 07 de Maio de 2024

O Tribunal de Coimbra quer conhecer o resultado da perícia psiquiátrica feita ao empresário de 57 anos que está a ser julgado por tentar matar quatro pessoas, a tiros de caçadeira, entre as quais a então sua mulher, a 1 de maio de 2023, em Cernache. A leitura do acórdão – que estava agendada para esta manhã – acabou por não se fazer tendo em conta este pedido feito pelo Tribunal Coletivo de Coimbra ao Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Do processo consta que após o crime o arguido foi alvo de uma perícia psiquiátrica cujo resultado é agora pedido pelo tribunal. Além disso, os juízes pediram uma atualização do processo clínico das vítimas que continuam em tratamento.
O empresário disparou contra dois homens e duas mulheres junto à empresa de que era sócio-gerente, num ato para o qual nem o próprio, no julgamento, apresentou uma justificação.
Os alegados crimes ocorreram no final da tarde de 01 de maio de 2023, depois de uma reunião que a então mulher do arguido teve nas instalações da empresa, com outros três associados (dois homens e uma mulher) de uma entidade que promovia e organizava caminhadas em Coimbra. No fim da reunião, o arguido terá surgido nas instalações, depois de ter estado num convívio “com os seus companheiros de caça.  Quando as quatro vítimas se preparavam para sair do local, o empresário, munido de uma caçadeira semiautomática fez uma série de disparos, atingindo um dos homens no braço esquerdo e a outro na zona da face. Depois de dois disparos contra a sua mulher, o arguido acabou por lhe desferir duas fortes coronhadas com a espingarda na cabeça, quando a vítima procurava fugir do local, tendo caído inanimada no chão.
Foi aí que o arguido fugiu para a sua residência, a cerca de três quilómetros das instalações da empresa e tentou suicidar-se, efetuando um disparo sobre si próprio. Foi a filha do casal que deu com pai ferido e chamou o socorro.

CCDR Funtos Europeus



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu