Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

ARCIL empenhou-se na revitalização do restaurante “O Parque”


Terça, 07 de Maio de 2024

Ontem entrou mais um elemento ao serviço e outros se perspetivam para breve. Uma resposta inclusiva, mas simultaneamente profissional, que ganha força no restaurante “O Parque”. Um espaço emblemático que a ARCIL – Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados da Lousã explora e que se prepara para novos voos. O novo espaço, que de bar/cafetaria cresce para o serviço de restaurante, é inaugurado quinta-feira.
Nelson Tiago, presidente da direção da ARCIL, fala com entusiasmo deste projeto, que consolida a oferta já existente, procurando garantir a sua sustentabilidade e também o futuro no que à formação diz respeito. Mas o restaurante O Parque representa muito mais do que isso. «É um espaço emblemático, que diz muito às gentes da Lousã e entendemos que era altura de lhe dar um novo destino, com uma oferta diferenciadora e de qualidade» e que reforce a componente de «trabalhar para a inclusão».
Com efeito, o espaço é explorado pela ARCIL desde 2013, particularmente o bar/cafetaria, funcionando com uma equipa que inclui pessoas apoiadas pela instituição. O restaurante abria de vez em quando, uma ou duas vezes por semana, como resposta prática à consolidação da aprendizagem dos cursos de empregado de mesa e de cozinha.
Com a nova perspetiva, sustentada num estudo de viabilidade, procurando aliar a oferta do bar/cafetaria e restaurante de uma forma mais estruturada, foi necessário avançar com uma intervenção partilhada, entre o município (proprietário do espaço), e a ARCIL, que envolveu a estrutura e equipamento e representou um investimento que rondará os 40 mil euros, explica o dirigente.
Fundamental foi encontrar o “maestro” que, de «forma profissional», assumisse a direção desta “orquestra”. O chef Rafael Morais (na foto) foi o “eleito”. «Precisamos de uma pessoa que abrace o projeto e que, além das capacidades e competências técnicas e profissionais, também consiga perceber a nossa ideia de inclusão», sublinha. Nelson Tiago não tem dúvidas: o chef, natural de Miranda do Corvo e radicado na Lousã, é a pessoa certa no lugar certo.

CCDR Funtos Europeus



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu