Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Entrevista: Tiago Anjinho faz do violoncelo promotor do património de Coimbra (com vídeo)


Entrevista. Ana Margalho - Foto e vídeo: Andrea Trindade Domingo, 05 de Maio de 2024

Há quatro anos, Tiago Anjinho, músico de Coimbra, a viver em Londres, lançou um ciclo de concertos para promover o violoncelo, instrumento que achava que não era devidamente valorizado em Portugal. Escolheu a sua cidade e ofereceu-lhe concertos em que este instrumento, ao que se dedica profissionalmente, é o verdadeiro protagonista. O evento cresceu e ganhou tal dimensão que hoje se tornou num festival que leva o violoncelo até alguns dos mais icónicos e importantes monumentos e espaços da cidade de Coimbra.

Será no imponente Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, na sexta-feira, às 21h00, que arranca esta 4.ª edição do Corda Cello Festival, com um concerto chamado "Violoncelo Submerso" que contará com a violoncelista francesa Ophélie Gaillard. No entanto, até 7 de junho, haverá violoncelos a mostrar a sua versatilidade e a promover o património de Coimbra, com espetáculos em espaços como a Sé Velha, a Biblioteca Joanina ou Museu Nacional Machado de Castro, onde, aliás, acontecerá uma estreia mundial...

Tiago Anjinho levou o Diário de Coimbra até ao Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, onde começa esta edição do À Corda Cello Festival e foi lá que o jovem músico nos falou sobre o programa e todos os pormenores deste evento. Veja a entrevista no vídeo que se segue.




CCDR Funtos Europeus



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu