Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

In Vino Veritas descerrou placa no Penedo da Saudade (com vídeo)


Sábado, 04 de Maio de 2024

A Imperial Tertúlia In Vino Veritas, fundada em 1991 e que existiu até 2007, tem desde hoje uma placa evocativa no Penedo da Saudade. O seu descerrar foi ponto alto do (re)encontro que está a decorrer em Coimbra, organizado pelos antigos tertulianos Pedro Costa e Carlos Bugalho. Num momento emotivo, ouviram-se as guitarras e cantou-se a Balada do 5.º Ano Jurídico.

Diogo Maleitas, hoje pároco em Peniche, lembrou que como a Imperial Tertúlia nasceu de forma espontânea, em 1991, daquilo que era já o dia-a-dia do grupo de estudantes fundadores, «convívio, debate de ideias». «Éramos amigos como irmãos e isso foi o espírito que nos congregou e que tem muito a ver com Coimbra». Como estudantes, «já nos juntávamos no Pratas todos os dias, à volta da mesa e dos copos, para falar, conviver e discutir, e também estudar, porque também se estudava longas horas no Pratas. A música teve também um papel muito importante, porque gostávamos de fazer umas serenatas. É uma alegria muito grande estarmos aqui hoje a celebrar esse mesmo espírito de amizade», disse o padre, que momentos antes celebrou missa na Capela da Universidade. 

O dux veteranorum da Universidade de Coimbra, Matias Correia, esteve no descerrar da placa evocativa da In Vino Veritas, sublinhando a importância dos antigos estudantes na passagem de testemunho do que são as mais genuínas tradições académicas, e aproveitou para convidar a tuna para integrar o grupo de antigas tunas que hão-de este ano abrir, com os Gaiteiros, o cortejo da Queima das Fitas deste ano.

O (Re)encontro da Imperial Tertúlia In Vino Veritas começou com uma missa em sufrágio e memória dos tunos já falecidos e só terminará logo, depois jantar e espetáculo no Centro Cultural D. Dinis. O jantar conta com mais de uma centena de inscritos, mas mais de 200 pessoas terão participado nos diversos momentos de celebração do dia de hoje.


 


CCDR Funtos Europeus



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu