Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Coimbra: Proteção Civil avança com projeto para reduzir número ninhos de vespa velutina no concelho


Quinta, 02 de Maio de 2024


A Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra registou um aumento do número de intervenções em ninhos de vespa velutina durante ao ano passado. Como tal, o Serviço Municipal de Proteção Civil desenvolveu, em conjunto com as Juntas e Uniões de Freguesia, um projeto piloto para a diminuição do número de ninhos existentes no concelho, que passa pela instalação de armadilhas em vários locais do município. Entretanto, já foram entregues 50 armadilhas a cada freguesia, que se encontram a ser instaladas. Esta semana, foi realizada uma avaliação das armadilhas instaladas na União de Freguesias de São Martinho e Ribeira de Frades e apurou-se que cada armadilha capturou uma média de 14 vespas obreiras, não tendo sido registado qualquer vestígio de abelhas no seu interior.
A Companhia de Bombeiros Sapadores registou um aumento considerável de intervenções em ninhos de vespa velutina existentes no concelho em 2023. Tendo em conta esse aumento, o Serviço Municipal de Proteção Civil desenvolveu, em conjunto com as Juntas e Uniões de Freguesia, um projeto piloto para instalação de armadilhas no concelho, com o objetivo de avaliar se no final do presente ano de 2024 se verifica uma redução do número de ninhos. Para tal, foram entregues 50 armadilhas a cada freguesia, que irão servir para capturar as vespas fundadoras, diminuindo assim a constituição de ninhos e minimizando o impacto desta espécie invasora no concelho de Coimbra.
O projeto possibilita também que os munícipes que pretendam instalar estas armadilhas nas suas propriedades possam efetuar o seu levantamento na sede da sua Junta de Freguesia, durante o horário de expediente.
Entretanto, o Serviço Municipal de Proteção Civil efetuou, esta semana, uma avaliação das armadilhas instaladas na União de Freguesias de São Martinho e Ribeira de Frades, tendo verificado que cada armadilha capturou uma média de 14 vespas obreiras, não tendo registado qualquer vestígio de abelhas no seu interior.
Este projeto está integrado no Plano de Instalação de Armadilhas nos Municípios da CIM-Região de Coimbra, sendo as armadilhas cedidas pela CIM-RC no âmbito do projeto financiado pelo programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no uso de recursos – POSEUR-03-2215-FC-000160: “Deteção e Combate à Espécie Exótica Invasora Vespa Velutina no território da CIM Região de Coimbra”.
Mais informações disponíveis em https://www.icnf.pt/noticias/vespaasiaticavespadepatasamarelasvespavelutina e https://stopvespa.icnf.pt/.

CCDR Funtos Europeus



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu