Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Assembleia Municipal de Arganil aprova transmissões online


Quinta, 02 de Maio de 2024

A Assembleia Municipal de Arganil aprovou, por maioria, com seis abstenções, a moção, apresentada pela bancada socialista “Pela implementação das transmissões online das sessões da Assembleia Municipal de Arganil”.
 O documento, apresentado por Cristina Gama Dias, refere que a «galopante abstenção que se tem observado nos últimos anos em Portugal é um sinal evidente do progressivo distanciamento dos cidadãos relativamente à causa pública», como tal, e «com o objetivo de trazer as pessoas para o cenário político...tem-se intensificado pelo país a implementação das transmissões online das reuniões ordinárias e extraordinárias das sessões das Assembleias Municipais». «Os meios de comunicação digital são hoje um factor de elevado potencial para chegar a toda a população, sem limitação de idade, escolaridade ou outras», disse, acrescentando que as «transmissões online são inovações democráticas concebidas para aprofundar a participação dos cidadãos no processo de decisão política, traduzindo-se numa estratégia plausível para mitigar os sinais associados à crise da democracia representativa, ao permitir que os cidadãos se aproximem do processo de decisão, potenciando o desenvolvimento do município e reforçando a identidade do Concelho de Arganil».
Em nome da bancada do PS, Cristina Gama Dias solicitou «que sejam criados os mecanismos para as transmissões das sessões ordinárias e extraordinárias da Assembleia Municipal de Arganil, em direto (online), através da Internet, nos formatos de vídeo e áudio, acessíveis a todos os cidadãos».
 Christoph Coimbra vê com bons olhos que as transmissões online, ressalvando, porém que não no sentido de «impor mais transparência às decisões políticas praticadas em Arganil», pois «as decisões neste fórum gozam da total, obrigatória e necessária transparência». «Concordo sim, que poderão ser um contributo positivo para a disseminação da informação prestada nesta Assembleia e que a incorporação das novas tecnologias neste contexto faz parte da evolução natural». O líder da bancada do PSD apenas manifestou «alguma preocupação» com «a facilidade de manipulação possível da informação videográfica, em particular a possibilidade de retirarem comentários e assuntos do seu contexto original e sua possível disseminação para efeitos impróprios». Alertou, ainda, para a observação do Regime Geral de Proteção de Dados.

CCDR Funtos Europeus



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu