Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Profissionais da área museológica homenageados na Figueira da Foz


Terça, 30 de Abril de 2024

A Associação Portuguesa de Museologia (APOM) homenageou um conjunto de profissionais de museus portugueses no âmbito do Dia Nacional do Museólogo, celebrado ontem na Figueira da Foz.
O Museu Municipal Santos Rocha (MMSR), prestes a festejar 130 anos (6 de maio) e que recentemente passou a integrar a Rede Portuguesa de Museus, foi escolhido para acolher o Dia do Museólogo, que a APOM comemorou pelo segundo ano como forma de «partilha de saberes e histórias», bem como de «reconhecimento e homenagem a diversas personalidades da área da museologia».
Os participantes foram recebidos de manhã no Auditório Madalena Biscaia Perdigão pelos presidentes da APOM (João Neto) e do Município da Figueira da Foz (Pedro Santana Lopes), visitaram o Museu Santos Rocha e à tarde assistiram a três comunicações da área da museologia, terminando a sessão com a entrega de diplomas aos homenageados, nomea­­damen­te João Castel Branco Pe­reira (Museu dos Coches e Museu do Azulejo), Matilde Tomás do Couto (Museu José Malhoa), Paulo Henriques (Museu de Arte Contemporânea e Museu do Azulejo), Cristina Horta (Museu Cerâmica Caldas da Rainha), Rui Manuel Cordeiro Rasquilho (Mosteiro de Alcobaça), Agostinho Paiva Ribeiro (Museu de Lamego), Maria Isabel Cunha e Silva (Museu D. Diogo de Sousa), Teresa Viana (Museu Nacional Soares dos Reis), César Lopes e Liliana Póvoas (Museu Nacional de História Natural e da Ciência), Miguel Pessoa (Museu de Conimbriga), José Monterroso Teixeira (Paço Ducal de ViIa Viçosa e Museu de Évora), António Viana (artista plástico e museógrafo) e Teresa Parra da Silva (Museu Nacional dos Coches, Paço Ducal de Vila Viçosa e Museu da Assembleia da República).
Na receção aos participantes, João Neto destacou a importância de comemorar o Dia do Museólogo, das equipas e dos profissionais da área do património e dos museus. «Este dia é vosso, é um dia para não nos esquecermos de vocês, da importância que cada um de vós tem tido na defesa do património, dos palácios e museus», sublinhou o dirigente da APOM, citado numa nota divulgada pelo município figueirense.
Por sua vez, Pedro Santana Lopes, que foi convidado por João Neto para sócio honorário da APOM, agradeceu à associação a escolha da Figueira da Foz e do Museu Santos Rocha para palco destas comemorações, relembrou a criação em 1991, quando era secretário de Estado da Cultura, do Instituto Português de Museus, e lamentou que, no caso do restauro, continue «a não ter o devido incentivo» e «disseminação por todo o território nacional».
O autarca, de acordo com a nota informativa enviada a nosso jornal, falou ainda do Mosteiro de Santa Maria de Seiça, «um bem muito importante desta terra», deixando um pedido a todos para que «o considerem integrado dentro dos vossos horizontes de trabalho, das vossas preocupações».

CCDR Funtos Europeus



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu