Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Obras do Centro de Recolha Animal de Mira entram na última fase


Segunda, 29 de Abril de 2024

As obras do futuro Centro de Recolha Oficial de Animais de Mira (CROAM) estão na sua última fase de execução, estando para muito breve a sua entrada em funcionamento. O espaço, localizado na Praia de Mira, junto ao local das atuais instalações da Associação Abrigo de Carinho, terá capacidade para acolher até 60 cães e 30 gatos e será um «marco significativo no cuidado e proteção dos animais na região», refere nota autárquica.
O CROAM terá «condições condignas tanto para os animais residentes quanto para os funcionários que ali irão trabalhar», adianta a mesma nota O objetivo principal do centro passa por «abrigar animais vadios ou errantes encontrados na via pública ou em lugares públicos, além de animais perigosos que representem riscos para a segurança pública»
Além da construção do próprio centro, foram realizadas melhorias significativas nos acessos. A estrada de acesso ao CROAM foi refeita e foram providenciados serviços básicos essenciais que não existiam, como eletricidade e o abastecimento de água, para garantir o funcionamento adequado das instalações. Neste momento estão a ser concluídas as áreas de recreio de cada cela para depois serem concluídos os trabalhos na envolvente da infraestrutura, que inclui a demolição das antigas instalações ali existentes.
O financiamento para a construção do centro e das melhorias nos acessos foi viabilizado com fundos próprios do Orçamento Municipal. «Inicialmente, o projeto foi vencedor do Orçamento Participativo Municipal em 2017, com uma verba inicial de 50 mil euros. No entanto, reconhecendo a urgência e a importância dessa infraestrutura, a autarquia alocou um financiamento adicional de 200 mil euros no orçamento de 2020, totalizando 250 mil euros», sublinha a nota.
Segundo o presidente da Câmara de Mira, citado no documento, «este projeto só foi possível graças à colaboração de diversos parceiros, incluindo técnicos do município, entidades envolvidas e a Associação Abrigo de Carinho, que tem desempenhado um papel fundamental na causa animal desde 2011».
«O Centro de Recolha de Animais de Mira representa não apenas um avanço significativo no cuidado animal, mas também um exemplo inspirador de cooperação e compromisso com o bem-estar da comunidade como um todo», concluiu Artur Fresco.|

CCDR Funtos Europeus



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu