Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Baía assume derrota de Pinto da Costa e felicita Villas-Boas


Sábado, 27 de Abril de 2024

O vice-presidente do FC Porto Vítor Baía admitiu hoje o final de 42 anos e 15 mandatos consecutivos de Pinto da Costa no comando dos ‘dragões’ e felicitou André Villas-Boas pela vitória nas eleições, cujos resultados são ainda desconhecidos.
"Felicito a lista B pela vitória nas eleições. Os sócios falaram e são unânimes na decisão. É um momento de transição e de mudança. Os sócios são quem mandam neste clube e assim o desejaram. Agora, há que preparar o futuro e apelar à união", referiu o ex-futebolista internacional português, em declarações aos jornalistas.
O candidato a vice-presidente pela lista A fez questão de enaltecer o legado de Pinto da Costa, dirigente com mais títulos e longevidade do futebol mundial.
"Terminou um legado incrível da pessoa mais importante da história do FC Porto, que devemos enaltecer, porque foi incrível o patamar da excelência que trouxe a este clube e teremos de estar eternamente gratos ao seu trabalho", lembrou.
Vítor Baía abordou ainda o estado de espírito do Pinto de Costa depois de ter conhecido os resultados eleitorais, reconhecendo a tristeza do ainda presidente.
"Sabemos que o presidente Pinto da Costa tem um amor e uma paixão incríveis pelo FC Porto. Não é um momento de grande felicidade, porque ele sentia que tinha ainda muito para fazer. Agora há que fazer uma reflexão sobre o que aconteceu", disse.
O antigo guarda-redes insistiu que depois deste sufrágio o clube "tem de sair mais unido" e garante que o clube está "acima de tudo e todos".
"Aquilo que nós desejamos é que a próxima direção consiga fazer, pelo menos, o mesmo que nós fizemos. O FC Porto tem que sair unido, está acima de tudo e todos. É um momento de reunião e queremos que o FC Porto continue a vencer. É o nosso desejo. Amanhã [domingo] temos um jogo importante [diante do Sporting], que queremos vencer", reiterou.
Ex-treinador do FC Porto, André Villas-Boas está prestes a tornar-se o 34.º presidente da história do clube, quebrando um ‘reinado’ de mais de quatro décadas de Pinto da Costa, na sequência do ato eleitoral mais participado de sempre, com mais de 26.000 votantes.
A inédita eleição de André Villas-Boas, de 46 anos, implica o fim do ‘reinado’ presidencial de Pinto da Costa, de 86 anos, que já comandava o FC Porto desde 17 de abril de 1982, tornando-se, desde então, o dirigente com mais títulos e longevidade do futebol mundial.
As eleições dos órgãos sociais do FC Porto para o quadriénio 2024-2028 são disputadas por três candidaturas, lideradas por Pinto da Costa (lista A), André Villas-Boas (B), antigo treinador da equipa de futebol, e Nuno Lobo (C), empresário e professor, incluindo ainda uma lista independente ao Conselho Superior comandada por Miguel Brás da Cunha (D).

CCDR Funtos Europeus



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu