Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Arganil prestou homenagem ao artista António Ventura


Sábado, 27 de Abril de 2024

O ciclo de exposições e conversas promovido pela comissão organizadora das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril em Arganil terminou com uma homenagem póstuma a António Ventura. Um programa que incluiu uma visita às cerca de 30 obras do artista arganilense, expostas em diferentes locais do Hotel de Arganil, cedidas pela família após a sua morte, para que «pudessem ser vistas por todos». Após a visita às obras, teve lugar uma “conversa” sobre “A influência do 25 de Abril na Cultura de Arganil”.
«Foi uma forma de o homenagear e à sua obra, revisitando-a, porque o professor António Ventura foi um excelente artista, que caricaturou de uma forma exemplar todo o período da revolução», referiu Paula Dinis, vice-presidente da Câmara Municipal e presidente da comissão das comemroações. «O professor António Ventura foi uma referência em Arganil, pelas suas obras, a sua critica social, os sentimentos que expressava tão bem através de diferentes técnicas e também pela caricatura que fazia da sociedade».
Miriella De Vocht fez um breve apontamento sobre a vida e obra do professor António Ventura, falecido prematuramente aos 62 anos, que «deixou a sua marca em todos os que com ele privaram e continua a ser reconhecido como um homem verdadeiro e um artista exímio. A sua obra espelha o espírito criativo e crítico que sempre o caracterizou e notabilizou», afiançou a coordenadora da Biblioteca Municipal Miguel Torga em Arganil.
Ana Ventura, a filha, agradeceu à Comissão a iniciativa e também, ao Hotel, «que nos cedeu o espaço para as suas obras, que nos enchem o coração e fazem reviver o artista que foi o meu pai».

Corrida Figueira



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu