Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Queijo Rabaçal é amanhã o rei da festa


Sábado, 27 de Abril de 2024

A instabilidade do tempo obrigou a acionar o “plano B” e o Mercado do Queijo e dos Romanos, na sua 13.ª edição, deixa, por razões logísticas, o seu espaço natural, a villa romana, para se realizar no campo de futebol. Uma grande tenda, garantida à última hora, assegura as necessárias condições de conforto aos expositores e visitantes e o vasto programa garante um mercado em grande, amanhã, no Rabaçal.
O Queijo Rabaçal é, naturalmente, o rei da festa, com mais de uma dezena de queijarias e queijeiras artesanais presentes, com queijo seco e fresco e destaque especial para o queijo DOP (denominação de origem protegida). Mas o certame é, também, um palco privilegiado para apresentar e promover os restantes produtos endógenos da região. Maria Marmé, presidente da União de Freguesias, responsável pela organização, destaca o valor e a identidade dos produtos Terras de Sicó, em particular o azeite, com dois lagares do Rabaçal presentes, o vinho e o mel. O artesanato local é, igualmente, uma referência obrigatória, o mesmo acontecendo com os produtos da terra, de origem biológica, com frescura e qualidade garantidas.
A animação não vai faltar ao longo de todo o dia no Mercado do Queijo e dos Romanos, com o grupo de música medieval e tradicional, Porta da Traição”, a dar o sinal de abertura da festa, logo às 8h30. A habitual caminhada, este ano organizada pela empresa “Exp 1 tree”, que possui um parque de arborismo no Espinhal, começa às 9h00, em frente a Junta de Freguesia. Ao princípio da tarde, pelas 13h30, assiste-se ao arranque do 2.º passeio de motos e motorizadas, uma organização em parceria com a “Segmentos”.
O mercado abre às 10h00, com a receção das entidades a acontecer meia hora depois. Ao longo de todo o dia há “ateliers” e oficinas, pensados sobretudo para os mais novos e os mais velhos.
Um dos momentos icónicos do certame é vivido às 11h30, com a chegada dos soldados romanos que transportam o «maior queijo de Portugal fabricado no Rabaçal», diz, orgulhosa, a presidente da União de Freguesias. «Levou mais de 500 litros de leite», esclarece, apontando os mais de «60k» deste gigantesco queijo, que vai ser degustado por expositores e visitantes, numa cerimonial que já se tornou uma marca e uma tradição do Mercado do Queijo do Rabaçal.

Suplementos Temáticos



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu