Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Academia chamada a decidir futuro da Serenata


Sexta, 19 de Abril de 2024

O Magno Conselho de Veteranos da Universidade de Coimbra emitiu ontem um comunicado em que convoca todos os estudantes da Academia a pronunciarem-se sobre o futuro da realização da Serenata Monumental da Queima das Fitas, depois de recebido um parecer negativo da PSP, acompanhado pela Proteção Civil, para o seu regresso à Sé Velha, agora que o espaço já não está em obras. A assembleia de auscultação está prevista para dia 30 deste mês, em local e hora ainda a designar.
Na nota informativa, o órgão académico lembra que, juntamente com a Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra (AAC), tem vindo a trabalhar nos últimos meses para o regresso do emblemático evento ao seu local de origem, acompanhando a Comissão Organizadora da Queima das Fitas junto das entidades competentes na avaliação e viabilização das condições necessárias. O plano de segurança elaborado, descreve o MCV, introduzia «um anel de segurança em todo o perímetro do Largo da Sé Velha», garantia «a proximidade para veículos de emergência» e cumpria a lotação legal permitida - cerca de quatro mil pessoas -, entre outras «medidas de mitigação de risco», em cumprimento com as regulamentações. Não obstante, o parecer de «uma das entidades», que o nosso jornal sabe ter sido a PSP, foi negativo, acrescenta o comunicado.
Sem desistir da Sé Velha, garante da «essência e identidade» do evento, o Conselho de Veteranos está a diligenciar por apresentar soluções alternativas que viabilizem ali a Serenata, como reforçou ao Diário de Coimbra o “dux veteranorum” Matias Correia. No entanto, «como existem opiniões divergentes dentro da Academia, decidimos convocar todos os colegas a dizer se devemos continuar a pugnar por ter a Serenata na Sé Velha ou não», notou o estudante da Faculdade de Ciências e Tecnologia.
O Pátio das Escolas, onde a Serenata foi realizada no ano passado, o largo da Sé Nova, que também já acolheu celebrações semelhantes, e a Rua Larga são, segundo apurou o nosso jornal, localizações alternativas para o evento que marca a abertura da Queima das Fitas, que este ano decorre de 24 a 31 de maio.
Contactado pelo Diário de Coimbra, o presidente da Direção-Geral da AAC, Renato Daniel, escusou-se a comentar o comunicado do Conselho de Veteranos, notando apenas, no que concerne a pareceres negativos, que a DG «respeita, naturalmente, as decisões tomadas pelas entidades públicas».|

Suplementos Temáticos



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu