Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Universidade Sénior leva ao palco Um Certo Olhar


Sexta, 19 de Abril de 2024

Luís de Camões, José Carlos Ary dos Santos, Mário Dionísio, Jorge Palma, Chico Buarque, Pedro Abrunhosa são alguns dos “convidados” que vão estar em palco, através das palavras ou da música. “Um certo Olhar” lançado sobre o antes, o durante e o depois do 25 de Abril de 1974 que as classes de Teatro e de Cantares da Universidade Sénior da Associação Viver em Alegria apresentam, domingo à tarde, no Teatro do Grupo Caras Direitas, em Buarcos.
Um espetáculo original, concebido por Luís Ferreira, professor de Informática e de Teatro que decidiu celebrar Abril com um elenco alargado de poemas e de poetas, num espetáculo onde não falta a música e a imagem.
«Cada um de nós tem o seu olhar», assume. E o “olhar” de Luís Ferreira levou-o a selecionar um conjunto de autores e de textos que são testemunhos reais, vivos e sentidos do ambiente que se registou antes, depois, e após a revolução. Uma seleção surpreendente, onde se encontram o célere “Sobe Luísa, sobe a calçada”, ou “Abandonados”, de Amália Rodrigues, bem como «desencanto» e a «desilusão» que Camões deixa transparecer em alguns versos do 9.º Canto de “Os Lusíadas”, logo seguida da esperança, porque “A vida ainda é uma criança”.
“A estrela da tarde”, que todos conhecemos pela interpretação sublime de Carlos do Carmo, leva ao palco José Carlos Ary dos Santos e também Fernando Pessoa, entre muitos outros, num espaço onde cabe o “Canta, canta amigo canta, vem cantar a nossa canção”. Mário Dionísio, num poema sofrido, testemunha o desencanto que muito sentiram, já depois dos dias mais acesos da revolução “sem sangue”. E do lado de lá do Atlântico, Chico Buarque lembrava que «a festa acabou, pá», mas pedia: «manda-me um cheirinho de alecrim».
Em palco vão estar 18 alunos de Teatro e Cantares da Universidade Sénior. Sob a orientação de Luís Ferreira, vão declamar os poemas, numa dramatização que conta com a participação de um coro, orientado pela professora Maria João Barão, que vai reforçar a mensagem de cada poema, a que se juntam, também, algumas imagens e retalhos de músicas, como “Ai Portugal, Portugal”, de Jorge Palma, ou “Momento”, de Pedro Abrunhosa.
Os ensaios, durante as aulas, começaram há dois meses, conta Luís Ferreira, e o ritmo acelerou nos últimos dias para ficar tudo “acertado” para a estreia, domingo, no Caras Direitas. Um espetáculo com início às 16h00 para o qual podem ser adquiridos os bilhetes ou feitas reservas junto da Universidade Sénior ou pelos telefones 963 608 419 ou 938 320 874 ou ainda no dia da sessão, no Caras Direitas.
Uma estreia que, propositadamente acontece no dia 21, antes das muitas iniciativas que vão assinalar o 25 de Abril e que perspetiva uma «tarde fantástica». O encenador não esconde o seu entusiasmo e está empenhado em levar “Um Certo Olhar” a outros palcos do concelho.|

Suplementos Temáticos



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu