Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Mira e Cantanhede recebem a festa do futebol feminino


Quinta, 18 de Abril de 2024

Mira e Cantanhede vão ser palco da festa do futebol feminino. Entre os dias 26 e 28 de abril, aqueles dois concelhos vão ser anfitriões do Torneio Interassociações Sub-14 feminino na vertente de futebol de 9. Um evento organizado pela Federação Portuguesa de Futebol, com o apoio da Associação de Futebol de Coimbra, das autarquias de Mira e Cantanhede, e a colaboração do Ala Arriba, Marialvas, Febres, Touring 1970 e Seixo de Mira, e que trará 22 seleções representativas das associações distritais e regionais a nível nacional.
São esperadas perto de mil pessoas numa prova que vai ser disputada no Complexo Desportivo de Cantanhede, Complexo Desportivo de Febres, Estádio Municipal de Mira, Campo Lago do Mar (Praia de Mira) e Campo do Fojo (Seixo de Mira)
«É um orgulho redobrado receber este tipo de eventos. É mais um reconhecimento de que Mira tem as condições para a prática desportiva. O Município de Mira tem investido no desporto, queremos fomentar cada vez mais a prática desportiva. Este é um evento importante para a nos¬sa economia local, no que toca a gastronomia e hotelaria», declarou o presidente da CM Mira, Artur Fresco, que elencou as várias provas nacionais e internacionais de diversas modalidades que o concelho recebeu ou vai receber e anunciou que até ao final do ano o campo do Ala Arriba vai ser dotado de um novo relvado sintético. Adérito Machado, vereador do Desporto da CM Cantanhede, não escondeu o entusiasmo por receber esta competição, falou da evolução do futebol feminino, apelou a que os clubes «fizessem equipas femininas, pois se abrirem a porta vai haver muita adesão» e apelou a que a FPF e a AFC possam usufruir do Complexo Desportivo de Cantanhede.
Mónica Jorge reconheceu que este «é um torneio especial» para a Federação Portuguesa de Futebol, pois envol¬ve as atletas mais jovens de 22 seleções de todo o país, no qual são feitas «observações técnicas», mas é também uma forma de «promover e motivar as meninas». A diretora da FPF não tem dúvidas de que deste torneio «saem grandes talentos para a seleção nacional». Mónica Jorge valorizou ainda o papel das associações e das autarquias que acolhem este tipo de eventos e considera ser «uma grande vantagem poderem receber 22 seleções que trazem mais de 20 pessoas cada uma delas».
Horácio Antunes, por seu turno, considera que «estes torneios são uma força cada vez mais importante para o futebol em todos os aspetos», elogiou o crescimento que o futebol feminino tem vindo a ter desde que Fernando Gomes assumiu a liderança federativa e reconheceu também o trabalho de Mónica Jorge. O presidente da Associação de Futebol de Coimbra destacou também «o crescimento e desenvolvimento» no distrito de Coimbra e anunciou ainda que a AF Co¬imbra foi contemplada com a organização do Torneio Lopes da Silva em 2025.

Suplementos Temáticos



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu