Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Góis festeja 50 anos da revolução com programa até novembro


Quinta, 18 de Abril de 2024

Câmara de Góis vai assinalar os 50 anos da revolução de Abril de 1974 com palestras, debates, espetáculos musicais, exposições e sessões de literatura, programa que se prolonga até novembro.
«Temos atividades dedicadas às crianças, aos jovens e mais velhos, que é abrangente e transversal a todas as faixas etárias», disse à Lusa o presidente da autarquia, Rui Sampaio, salientando que, este ano, os municípios têm ainda «mais obrigação de enfatizar este acontecimento, sobretudo junto dos mais novos».
O autarca realçou que as comemorações procuram «reforçar a democracia e destacar algumas das principais conquistas do 25 de Abril de 1974», de modo a permitir a reflexão e o debate «sobre o que se cumpriu e o que falta cumprir».
Sublinhando que a liberdade «é algo que se deve cultivar todos os dias», Rui Sampaio convidou os jovens a participar nas atividades e a procurarem conhecer em profundidade o país que existia antes e depois do 25 Abril, que acabou com o regime de ditadura e instaurou a democracia. «Às novas gerações, que nasceram em liberdade, convidamos a revisitar a história de Portugal, através da participação ativa no conjunto diversificado de iniciativas que preparámos», apelou o presidente da Câmara de Góis.
Rui Sampaio realçou que o 25 de Abril de 1974 marcou o início de um caminho «de profundas transformações económicas, sociais e culturais», pelo que importa «relembrar as conquistas e os sólidos valores de Abril».
As comemorações dos 50 anos da Revolução tiveram início com a exposição itinerante “Adeus, Pátria e Família”, do Museu do Aljube – Resistência e Liberdade, no ‘foyer’ da Casa Municipal da Cultura, patente até final do mês. Dia 24 realiza-se um concerto no auditório da Casa da Cultura, com o grupo de fados Pardalitos do Mondego e vários convidados. No dia 25, o município promove uma sessão solene do 50.º aniversário do 25 de Abril e o visionamento da curta-metragem “Terra da Fraternidade”.
O programa inclui a iniciativa Conversas em Liberdade: “Abril, Liberdade e Juventude”, no espaço multiúsos da Casa da Cultura de Góis, no dia 27, envolvendo as associações juvenis do concelho. O concerto “Zeca Afonso: Sabes quem é?”, pelo grupo Catrapum Catrapeia, no espaço multiusos da Casa da Cultura, dirigida aos seniores das IPSS, preenche a tarde do dia 29.
No último dia de abril, e também no âmbito da 26.ª Feira do Livro, realiza-se mais uma sessão da iniciativa Conversas em Liberdade: “Plantas Comuns, Usos e Fins”, às 14h30, no espaço multiusos, seguindo-se às 21h30 uma sessão de cinema com a exibição de “Revolução (sem) sangue (2024)”, de Rui Pedro Sousa. As comemorações estendem-se até novembro, com atividades mensais, à exceção do mês de agosto.

Suplementos Temáticos



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu