Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

'Coragem, resistência e luta pela liberdade' de Alberto Martins relembrados 55 anos depois (com vídeos)


Texto de Inês Morais | Fotografia Ferreira Santos Quarta, 17 de Abril de 2024

55 anos depois Alberto Martins, o “eterno presidente da Associação Académica”, é homenageado com um Mural pintado na Rua Padre António Vieira, junto ao edifício sede da AAC. As comemorações do dia que marcou a crise académica de 1969 e que deixou o “rastilho” para o 25 de Abril contaram com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. 


O presidente da Direção-Geral, Renato Daniel, por realçar que a homenagem feita é «um monumento vivo à coragem , resistência e luta pela liberdade», de Alberto Martins.


«As greves e lutas estudantis de 1969, a partir de 17 de abril, foram um extraordinário movimento de massas que viveu os grandes ideais da liberdade, da dignidade e da absoluta solidariedade. Envolveu a Universidade de Coimbra, professores em número significativo e chegou à cidade numa dimensão que passou a ser nacional», recordou Alberto Martins, durante a sua intervenção.


A sessão comemorativa contou com as intervenções do vice-presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Francisco Veiga, do reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão e do dirigente estudantil, Renato Daniel.  

" target="">

" target="">

Suplementos Temáticos



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu