Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Centro de Investigação na Figueira da Foz concluído até final do ano


Quarta, 17 de Abril de 2024

O futuro Centro de Investigação de Alteração climáticas, correntes marítimas e movimento de areias, que vai ficar instalado no Abrigo da Montanha, localizado na Serra da Boa Viagem, na Figueira da Foz, deverá estar concluído até ao final do ano, conforme afirmaram os responsáveis na cerimónia de assinatura do auto de consignação, hoje celebrado, entre o município e a empresa NobreSteel.
O investimento neste emblemático espaço figueirense, outrora casa de chá e, posteriormente, restaurante, ascende aos 340 mil euros (mais IVA) e permitirá transformá-lo num “open space” de três pisos. «No piso térreo albergará seis postos para investigadores, três salas de trabalho e uma zona de receção. Já na piso inferior haverá uma sala de reuniões, uma copa e uma área de balneários. Na zona superior, será criado um “mezanino” para acomodar a equipa da autarquia destacada para monitorizar o projeto», explicou o arquiteto Rui Silva.
Segundo o responsável pelo desenho do futuro Centro de Investigação, a «grande intervenção será, acima de tudo, a nível da reabilitação», uma vez que apenas «serão substituídos os materiais degradados». No fundo, sublinhou, será uma obra de adaptação do espaço às características do centro que irá albergar.

Suplementos Temáticos



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu