Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Festival dá a conhecer chanfana da serra da Malcata


Quarta, 17 de Abril de 2024

O município de Penamacor quer aproveitar as condições típicas e diferenciadoras da freguesia do Meimão, na serra da Malcata, para, no fim de semana, promover o I Festival da Chanfana, cozinhada na panela de ferro.
“É um evento que pode pegar de estaca, porque a freguesia tem condições típicas e diferenciadoras no concelho, muito ligada à criação de ovinos e caprinos, aos usos e costumes, e a uma gastronomia genuína”, sublinhou, em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara de Penamacor, António Beites.
Segundo o autarca, o desafio foi feito pela Associação Desportiva, Cultural e Recreativa de Meimão (MADREC) e acolhida pelo município como mais uma forma de potenciar o turismo na região e também divulgar a paisagem natural da serra da Malcata.
Ao programa gastronómico estão associadas outras iniciativas, para dar ao evento outra abrangência, desde uma caminhada ou concertos, nomeadamente com a cantora Rebeca, na noite de sábado, exposições de artesanato, conferências e uma demonstração cinotécnica.
O I Festival da Chanfana do Meimão, prato confecionado da forma tradicional, na panela no forno, quer dar a conhecer “a autenticidade dos sabores inspirados na tradição e a riqueza do património natural da região”.
O certame pretende preservar, promover e afirmar a gastronomia local, para dinamizar o desenvolvimento económico do território e fomentar a manutenção dos rebanhos.
Além da chanfana de cabra, será possível também experimentar outros pratos enraizados localmente, como a sopa de grão e outros sabores locais.
Para António Beites, o evento, associado ao turismo de natureza, tem um potencial fabuloso de visitação.

Hamburgueria de Coimbra



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu