Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Café-concerto e colóquio assinalam 50 anos do 25 de Abril na Jaime Cortesão


Quarta, 17 de Abril de 2024

O programa comemorativo dos 50 anos da Revolução de 25 de Abril de 1974 que o Agrupamento de Escolas Coimbra Centro (AECC) tem vindo a desenvolver desde o início do ano tem como ponto alto o colóquio, que se realiza amanhã, 18 de abril, na Escola Secundária Jaime Cortesão. Com moderação do jornalista Paulo Rolão, terá com oradores convidados Vitália Santos, mentora do projeto “É preciso que saibas”, tenente-coronel Paulino e Clemente Alves,  preso político.
Seguir-se-á, pelas 17h30, um café-concerto com música, canção e poesia, a cargo da Orquestra Geração, músicos Bruno Costa, José Alberto Neves e Jorge Rodrigues, do poeta e professor J.A. Franco, além dos alunos, professores e restantes membros da comunidade educativa. 
De referir que desde fevereiro o 25 de Abril de 1974 tem vindo a ser assinalado na Jaime Cortesão com diversas exposições temáticas, como “O Legado de um Cravo” (Centro de Documentação 25 de abril), “Livros proibidos durante o Estado Novo” (Biblioteca da Universidade de Coimbra/Plano Nacional das Artes/Rede de Bibliotecas Escolares), “Com o MDM, a participação, a alegria e a luta das Mulheres” (MDM Coimbra) e “É preciso que Saibas – Brasfemes” (União dos Resistentes Antifascistas Portugueses).
Com eles se recordam os principais acontecimentos da história recente de Portugal e alguns traços marcantes da ditadura do Estado Novo, enaltecendo factos, autores e obras, que mantiveram viva a luta pela Liberdade, apesar da censura. Destaque, ainda, para os trabalhos desenvolvidos pelos alunos das escolas que compõem o AECC e a peça de teatro “25 de Abril – o Abril que nos fez

Hamburgueria de Coimbra



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu