Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Cruz Vermelha fez quase 300 transportes e apoiou


Quarta, 17 de Abril de 2024

297 transportes, 68 voluntários, 336 apoios a pessoas sem abrigo, 1.162 urgências pré-hospitalares, 185 pessoas apoiadas pelo Cartão Dá e 20 apoios a eventos. Tudo em três meses, entre janeiro e final de março deste ano.
A Delegação de Coimbra da Cruz Vermelha tornou público o balanço da sua atividade no primeiro trimestre de 2024, dando conta do que realizou na sua área de jurisdição nos primeiros três meses do ano em que assinala os sete décadas da chegada da instituição a Coimbra, entretanto já assinalados, durante o mês de fevereiro com um dia recheado de atividades.
Em comunicado, enaltece o apoio e adesão da cidade às comemorações dos 70 anos, assinalados a 10 de fevereiro, mas também enumera o muito que os seus elementos já realizaram durante estes primeiros três meses do ano.
E, para além da atividade “normal” da Delegação de Coimbra da Cruz Vermelha, sublinham o sucesso do projeto Ambulância Mágica, igualmente num balanço destes primeiros três meses.
Até final de março, a Ambulância Mágica concretizou o desejo a seis utentes. Durante estes três meses, esta ambulância especial visitou o Santuário de Fátima e a Exposição de Arte Sacra quatro vezes, realizou um cruzeiro pelo Douro, e fez o percurso pedestre da Ponte 516 Arouca (uma das maiores pontes suspensas do mundo), seguido de um fantástico piquenique.
Note-se que a Ambulância Mágica é um projeto de promoção do bem-estar emocional de pessoas com doenças avançadas e incuráveis em fase de tratamento paliativo, que consigam manifestar de forma autónoma, livre e orientada o seu desejo significativo.
No 8 de abril, a Ambulância Mágica levou um avô e a sua neta a fazer um pequeno cruzeiro no Rio Douro. Um dia feliz depois de um desejo foi sinalizado pela Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos Espinho-Gaia.

Hamburgueria de Coimbra



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu