Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Oliveira reforça em 30% apoio às freguesias


Terça, 16 de Abril de 2024

 A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital anunciou ontem um reforço de 30% no valor do apoio financeiro às 16 freguesias do concelho, «aumentando significativamente a sua autonomia e capacidade de execução financeira». «Queremos que as nossas freguesias tenham ainda mais meios financeiros para realizar investimentos de capital, que se traduzirão em mais obras e intervenções em espaço público. O objetivo é melhorar a qualidade de vida dos cidadãos», afirmou o presidente da Câmara, José Francisco Rolo, cuita numa nota de imprensa.
A atribuição deste montante, que ultrapassa os 330 mil euros, foi aprovada por unanimidade em reunião do executivo municipal. Este valor é integralmente destinado «a investimentos de capital», para a realização de obras e intervenções nas freguesias, «aumentando significativamente a sua autonomia e capacidade de execução financeira».
Esta verba integra «um pacote financeiro global superior a 830 mil euros de apoio direto às freguesias», que inclui um montante de 160 mil euros distribuído de forma equitativa, destinado a atividades diversas, de «acordo com as prioridades de cada freguesia», informou.
O pacote contempla também uma verba de cerca de 30 mil euros, destinada a apoiar a recolha dos resíduos sólidos urbanos, em algumas freguesias, bem como um montante de 50 mil euros para apoiar despesas de instalação e funcionamento dos Espaços de Cidadão, que «brevemente vão abrir em todas as freguesias».
Ao abrigo da transferência de competências, para as freguesias são também canalizados 254 mil euros – transferidos em duodécimos, por via da Direção Geral das Autarquias Locais –, destinados a despesas correntes.
«Estamos a reforçar o compromisso com as nossas freguesias, ao nível da promoção da coesão territorial e da descentralização de competências, para que tenhamos um poder local cada vez mais autónomo e próximo das pessoas», afirma o autarca, que considera as juntas «parceiros fundamentais para o desenvolvimento do concelho».

Hamburgueria de Coimbra



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu