Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Câmara de Coimbra quer atualizar projeto para via estruturante de Santa Clara


Vereadora Ana Bastos diz que projeto, com 12 ou 13 anos, precisa de atualização Segunda, 15 de Abril de 2024

A Câmara de Coimbra vai avançar com uma atualização do projeto de execução da via estruturante Santa Clara – São Martinho do Bispo, elaborado há cerca de 12 anos, afirmou hoje a vereadora com o pelouro da mobilidade.
“Há projeto de execução elaborado, desatualizado, com 12 ou 13 anos, que carece de utilização”, disse a vereadora Ana Bastos, referindo que o município prevê avançar com uma atualização desse mesmo projeto para a via estruturante, há muito projetada para a margem esquerda da cidade, mas nunca executada (está prevista no Plano Diretor Municipal desde 1994).
Para além da atualização do projeto, será necessário também elaborar a planta parcelar, com o mapa de expropriações necessários para a construção de tal via, acrescentou.
Ana Bastos respondia à vereadora do PS Regina Bento, que questionava o porquê de a Câmara ter apenas “70 mil euros inscritos” no Orçamento Municipal para 2024 associados a essa “obra estruturante”.
Segundo a vereadora com o pelouro da mobilidade, a verba diz respeito a essa necessidade de atualização do projeto e desenvolvimento da planta parcelar, vincando que, para o atual executivo, esta é “uma via relevante” e está incluída nas suas prioridades.
“O que fizeram em oito anos? […] Eu sei porque é que o PS não fez nada, porque teve o mesmo entrave do atual executivo - não há programas de financiamento para betuminoso”, vincou Ana Bastos, antevendo que a via entre Santa Clara e São Martinho do Bispo terá um custo mínimo de “dez a 15 milhões de euros”.
Nesse sentido, a vereadora, sem adiantar um ano para o avanço da obra, considerou que, como a via se desenvolve em dois troços “completamente independentes”, o objetivo do executivo passa por avançar “com um dos troços”, deixando o outro “para uma segunda fase”.
Também face a uma questão de Regina Bento sobre o Anel da Pedrulha, Ana Bastos referiu que esse investimento teria um custo de “30 milhões de euros, a preços de 2010”, recordando que, também nesse caso, não há financiamento externo disponível.
Na sua intervenção, a vereadora socialista criticou também a ideia de se criar uma ponte rodoviária sobre o Mondego, defendendo, ao invés, uma aposta do município no desenvolvimento do Anel da Pedrulha e da via estruturante entre Santa Clara e São Martinho do Bispo.
Na resposta, Ana Bastos voltou a defender a nova ponte rodoviária, realçando que a relevância daquele investimento já foi reconhecida pela Infraestruturas de Portugal (IP), que seria a responsável pela sua execução.
"Não faz sentido politizar uma questão que é meramente técnica", criticou.

Hamburgueria de Coimbra



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu