Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Sociedade Civil promove Seminário para celebrar os 50 anos do 25 de Abril


Texto e foto: Lara Cruz Segunda, 15 de Abril de 2024

O Seminário “Encontro Sociedade Civil e os 50 anos do 25 de Abril” decorre esta sexta-feira, no Seminário Maior em Coimbra, das 9h30 até às 17h00. Organizado pela Associação Existências, juntamente com a União de Freguesias de Coimbra, o evento pretende assinalar os 50 anos do 25 de Abril e a sua relação com as diversas associações sem fins lucrativos de Coimbra que realizam intervenções humanitárias , de solidariedade social e de saúde. Vão estar presentes no dia cerca de 10 instituições, informa o presidente da União de Freguesias, João Francisco Campos ao nosso jornal.
«Nós pretendemos, de certa forma, mostrar à sociedade e à cidade todo o trabalho realizado pelas instituições, no sentido de que a sociedade tenha consciência daquilo que é feito, porque muitas vezes estas instituições trabalham de uma forma não visível e nós queremos que a sociedade tenha essa visibilidade», adianta Paulo Anjos, presidente da Associação Existências.
O Seminário procura promover a partilha de boas práticas, bem como dar voz às instituições que intervêm em Coimbra, com especial destaque para as que intervêm na União de Freguesias de Coimbra em vários aspetos, como pessoas em situação de carência económica extrema, em situação de sem-abrigo, na área das dependências e na promoção da saúde. De manhã, o Encontro acolhe duas palestras sobre “Empresas e responsabilidade social”, com o moderador e jornalista Pedro Castanheira, da SIC e “Pessoas em situação sem-abrigo/carência económica”, com o moderador António Crespo, da TVI/CNN. A partir das 14h00, foram definidos como temas a “Importância do terceiro setor no processo democrático”, com o moderador Pedro Ribeiro, da RTP, “Intervenções em Saúde”, com o moderador e jornalista Carlos Goa, e por último “A infância e terceira idade”, que marca o encerramento do evento.
A ação tem o apoio de instituições parceiras , como a Acersi, AMI, ANAI, Ateneu de Coimbra, Associação Integrar , Casa, IAC, Liga dos Combatentes -Núcleo de Coimbra e a Rede Social de Coimbra.

Hamburgueria de Coimbra



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu