Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Marisa Liz, José Cid, Dino D’Santiago, Crua, Sons Do Minho são os cabeças de cartaz da Feira de Artesanato e Gastronomia


Segunda, 15 de Abril de 2024

À música de artistas nacionais juntam-se espetáculos diversos, nomeadamente o espetáculo de stand-up “Tertúlia dos 40”, de João Ricardo Pateiro, Carlos Daniel e Filipe Fonseca, um dia dedicado ao cinema comentado, outro ao folclore concelhio e o encerramento ficará a cargo das escolas de samba da Mealhada. São nove dias de festa com propostas para a toda a família: concertos e espetáculos, mostra de artesanato, área de gastronomia e tasquinhas, espaço 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada, oficinas diversas, atividades no âmbito do projeto Juventude Zona 231 e o palco coreto dedicado à apresentação do trabalho desenvolvido pelas diversas coletividades locais.
O programa visa dar resposta às diversas sensibilidades do público e incluir diversas formas de arte, da dança à magia, do teatro à música e ao cinema. “Procuramos ter um cartaz com uma oferta agregadora, integradora e coerente como que é a Feira de Artesanato e Gastronomia. É um momento de festa do Município, que procura dar relevo às artes, à cultura e a economia locais, envolvendo a nossa comunidade com os milhares de visitantes que aqui se deslocam nestes oito dias”, sublinha António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada.
Depois de, no ano passado, a Feira de Artesanato ter sido classificada como feira nacional, pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional, este ano o certame conta com a chancela do Cearte e com mais de 70 artesãos de todo o país, a exporem e a trabalharem ao vivo a sua arte. De Caminha virá o conceito Kull Portugal, esculturas em papel, enquanto Ponte de Lima traz-nos a tradição dos Lenços de Namoradas. Felgueiras far-se-á representar com as Rendas de Filé, enquanto Azeitão mostrará a sua joalharia de autor.
“A Feira de Artesanato tem tido um crescimento orgânico que procuramos respeitar em todos os aspetos, seja culturalmente, com a valorização da tradição portuguesa que é o folclore, este ano dedicando-lhe um dia, mas valorizando também a enorme massa humana que faz acontecer o Carnaval, que é uma grande bandeira da Mealhada, seja também com a aposta na melhoria significativa de condições da área de tasquinhas, que é dinamizada pelas nossas coletividades”, refere Hugo Silva vereador da Câmara Municipal da Mealhada.

Hamburgueria de Coimbra



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu