Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Professores voluntários dinamizam sala de estudo


Segunda, 15 de Abril de 2024

A cave da Casa Paroquial de S. José, não muito longe da Igreja, transforma-se, vários dias por semana, em centro de estudos para alunos com dificuldades e cujas famílias não têm possibilidade de suportar explicações privadas. Aqui, professores aposentados e outros voluntários dão um pouco do seu tempo para apoiar crianças e jovens que, de outra forma, corriam o risco de perder o ano e, pior do que isso, o entusiasmo pela escola.
Rosa Canelas coordena o projeto que mobiliza 14 voluntários, beneficiando 32 alunos, e cuja capacidade de resposta se encontra atualmente esgotada. Começou a dar aulas na Régua e desde o início da carreira dedicou atenção aos que tinham mais dificuldade em aprender, criou uma sala de estudo na “sua” primeira escola, como também já em Coimbra, na Secundária D. Dinis. «Um dia vim à missa a S. José e na folha da Paróquia pediam um professor de Matemática. Resolvi oferecer-me», recorda a professora, hoje aposentada.
Nos primeiros anos do “centro de estudos”, que chegou a funcionar no edifício da própria Igreja, as respostas eram mais a alunos do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico e a adultos que precisavam de aprender Português. Hoje em dia, os pedidos que ali chegam são, sobretudo, de 3.º ciclo e secundário. Isso mesmo repara Filomena Valadas, a professora mais “antiga” da casa e que tem dado explicações de Português e Francês aos mais novos, alguns filhos de imigrantes.

Hamburgueria de Coimbra



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu