Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Dez de Agosto promove amanhã a Queima do Judas


Sexta, 29 de Março de 2024

A Sociedade Filarmónica Dez de Agosto continua a manter a tradição e amanhã, no Largo de São João do Vale, volta a proceder à recriação da Queima do Judas. O encontro está marcado para as 12h00 e começa por «uma espécie de castigo, por malhação, de um boneco feito em palha».
O boneco simboliza o apóstolo Judas Iscariotes, que traiu Jesus, entregando-o aos seus captores. Por isso é castigado, com as crianças a serem convidada a fazer a “malhação”. Do interior do boneco começam a sair, para gáudio dos mais novos, as mais variadas guloseimas. Depois disso, o boneco de Judas é queimado, numa espécie de «ajuste de contas» face ao «indigno comportamento do apóstolo traidor», refere nota da Dez de Agosto.
Esta recriação, que acontece sempre nas vésperas do domingo de Páscoa, «foi mantida na Dez de Agosto pelo célebre Picha», refere ainda a coletividade, que destaca o apoio dado ao evento pela Junta de Freguesia de Buarcos e São Julião, pelos Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz e pela Associação dos Moradores do Vale. Um convite, a terminar, dirigido aos pais, no sentido de «assistirem com os seus filhos» ao evento , explicando-lhes o significado que encerra.

Hamburgueria de Coimbra



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu