Director: Adriano Lucas
Há 80 anos a informar
Sexta-Feira, 3 de Setembro 2010
Escrito por Patrícia Isabel Silva   

Coimbra

Dezenas de lampreias presas
em redes no canal de rega

Image

Ciclóstomos terão sido pescados no Rio Mondego e transportados para o canal de rega, onde permaneceram presos nas redes, até à intervenção da GNR

Três redes de pesca ilegal foram detectadas ontem ao final da manhã no canal de rega, paralelo ao Choupal, a poucos metros do Centro Municipal de Protecção Animal de Coimbra, com várias dezenas de lampreias. João Cardoso deparou-se com as armadilhas cerca das 11h30, quando passeava pelo Choupal, tendo alertado de imediato as autoridades e o próprio Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB), que, todavia, não tem competência nesta matéria.
Os animais, ao que tudo indica, terão sido apanhados no Rio Mondego, a curta distância do local onde foram encontrados, e depois colocados no canal de rega dentro das redes, que, ao início da tarde, permaneciam atadas a uma escada. Alguns mantinham-se vivos, mas a maioria estava morta, constatou o Diário de Coimbra.
João Cardoso é frequentador habitual da Mata Nacional do Choupal e ontem foi a primeira vez que se deparou com algo do género. No entanto, de acordo com indicações de quem passava no local, são utilizados naquela área envolvente outras armadilhas, nomeadamente de caça aos patos. Ao local, além da PSP, deslocou-se uma equipa da Protecção da Natureza e Ambiente da Guarda Nacional Republicana (GNR), que procedeu à recolha dos ciclóstomos. Ao Centro Municipal de Protecção Animal foi solicitada ajuda técnica para avaliar as lampreias mortas, no sentido de apurar quais estariam, eventualmente, em condições para consumo, tendo também sido realizada uma inspecção sanitária.
O Diário de Coimbra tentou obter mais esclarecimentos junto da GNR, que nos remeteu para a PSP, que não prestou informações sobre a ocorrência.
A pesca à lampreia está obrigada a um conjunto de requisitos. Apenas pode ser praticada de 1 de Janeiro a 15 de Abril, em locais específicos e por quem é portador de licença.
 

Publicidade

Advertisement
 
Advertisement
 
Advertisement
 

Primeira Página

 

Primeira Página

   
 

Classificados

Classificados

 

Suplemento

Suplemento